Novidades

Voltar

Hobart do Brasil desenvolve produtos mais seguros

NT 94 minimiza riscos ao operador

Segurança no trabalho tem sido um tema recorrente nas empresas. Em supermercados, padarias, mercearias ou açougues não é diferente. Para orientar a fiscalização, os fabricantes e os usuários de equipamentos desses setores, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho (DSST/SIT) instituiu a Nota Técnica 94/2009 (NT 94), que esclarece quais dispositivos as máquinas devem apresentar para serem consideradas seguras.

A Hobart do Brasil, referência na manufatura de equipamentos para supermercados e alimentação fora do lar, tem em seu portfólio produtos que atendem todas as exigências da NT 94.

A Serra Fita para Carnes HSF3200, desenvolvida e fabricada no País, foi projetada para proporcionar ainda mais segurança do operador, com regulador de altura da serra, empurrador de carne articulável, apoiadores para mãos esquerda e direita, botão de emergência, e, por ser mais robusta, não se movimenta durante a utilização. Para os produtos importados de outras fábricas da Hobart, a empresa adequa os equipamentos. Caso dos cortadores de frios EDGE Automático e 2712. “Neles, colocamos sensores de segurança nas partes móveis que protegem a lâmina, que, quando retirados, desabilitam a operação”, afirma Vladimir do Prado, gerente de engenharia e produção da Hobart do Brasil.

O Moedor de Carne 4B22, o Amaciador 403 e o Homogeneizador 4246HB, por exemplo, contam com dispositivos que interrompem a operação se as tampas e bandejas de proteção aos membros superiores forem retiradas.

“Com a Nota, temos informações técnicas detalhadas para tornar as máquinas mais seguras. Incluímos todos os componentes solicitados para eliminação de riscos, o que levou nossos produtos a estarem em conformidade com a categoria de risco 4 (a maior categoria de proteção)”, completa o gerente de engenharia e produção.

A previsão é que o conteúdo da nota seja absorvido na próxima revisão da NR-12 (norma regulamentadora que estabelece procedimentos obrigatórios para máquinas e equipamentos).

“Estamos adaptando à NT 94 mais dois produtos para solicitar aprovação do DSST/SIT, que são o Cortador EDGE semi-automático e a Batedeira A200C”, conclui Prado.

Por
Rita de Aquino Freitas

Hobart - Equipamentos Profissionais para Cozinhas Industriais e Supermercados
Avenida Forte do Leme, 195 - Cep: 08340-010 - São Paulo - SP - Tel: 55 11 2014-8080
Voltar para o topo